Centro-sul dará largada na safra de cana 2017/18 com 25% menos usinas em operação

Centro-sul dará largada na safra de cana 2017/18 com 25% menos usinas em operação

A safra de cana do centro-sul do Brasil irá começar oficialmente, no início de abril, com 90 usinas em atividades, estimou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), um número abaixo do início da temporada passada, quando a colheita começou acelerada, com cerca de 120 usinas operando.

O centro-sul, que responde por cerca de 90 por cento da produção de açúcar e etanol do Brasil, está atualmente em período de entressafra, nos últimos dias do ano comercial 2016/17, que encerra em 31 de março.

A Unica disse, em relatório quinzenal, que "a expectativa é que até o final do mês 90 unidades produtoras estejam em operação, sendo que desse total, 52 devem iniciar a moagem na segunda quinzena de março."

No relatório de um ano atrás, a Unica informou que 75 unidades produtoras estavam em operação na primeira quinzena de março de 2016 e que a expectativa era de que cerca de 120 empresas estivessem em operação até o final daquele mês.

Na avaliação do analista João Paulo Botelho, da INTL FCStone, o número de usinas operando logo no início da safra volta agora a um patamar "normal", após uma corrida incomum na largada da temporada passada.

"Ano passado tinha quantidade muito grande de cana bisada (remanescente da temporada 2015/16). Com essa maior disponibilidade, as usinas começaram a safra mais cedo", lembrou o analista.

Ele também destacou que a experiência de 2015/16, quando chuvas atrapalharam o processamento em diversas regiões, gerou uma expectativa de começar logo os trabalhos da safra 2016/17, quando posteriormente o clima favoreceu os trabalhos de campo e acabou gerando até um encerramento mais rápido da safra. Agora, com o histórico recente de boas condições de trabalho, as empresas retomam seu ritmo habitual.

Fonte: https://www.novacana.com/n/cana/safra/centro-sul-largada-safra-cana-17-18-menos-usinas-operacao-240317/

Últimas do Blog