O futuro dos canaviais e do uso da terra.

O futuro dos canaviais e do uso da terra.

Com um crescimento de 35% no período entre 2008 e 2014, a área plantada de cana-de-açúcar no Brasil ocupa cerca de 9 milhões de hectares, ou 14% de toda a terra destinada à agricultura no país. Mas o futuro de todo esse cultivo ainda é incerto.

O etanol segue à mercê de políticas públicas e o preço do açúcar nas alturas é só um momento do mercado na busca pelo equilíbrio entre produção e consumo.

A ampliação ou redução da cana no terreno brasileiro depende do desenrolar da crise vivida pelo setor nos últimos anos, de fatores de mercado externos e da pressão exercida pela pecuária e por outras culturas.

Sem se limitar ao curto prazo, um estudo avaliou diferentes cenários para apontar perspectivas sobre o futuro da cana-de-açúcar. E, como não poderia deixar de ser, do agronegócio brasileiro como um todo.

O resultado são as possibilidades de mudanças no uso da terra no país e por qual áreas a cana avançaria. “O foco está nos determinantes econômicos para o uso da terra com propósitos agrícolas. O objetivo ainda incorpora a dinâmica dos cultivos e da criação de gado que causam conversão do pasto em área cultivada”.

Saiba mais:
- Histórico e potencial de crescimento da área plantada de cana-de-açúcar nas diferentes realidades regionais.
- Impactos da cana-de-açúcar na pecuária e em outras culturas
- Perspectivas para exportações de açúcar e outras commodities no médio prazo.

Fonte: https://www.novacana.com/n/cana/plantio/futuro-canaviais-uso-terra-agronegocio-conectado-cana-de-acucar-080916/

Últimas do Blog